Institucional
Sobre a Unimed
Tamanho da letra - +
Página Inicial | Institucional | Sobre a Unimed

HISTÓRIA

UNIMED – União de Médicos

A primeira Cooperativa de Trabalho Médico do Brasil – e do Mundo – foi fundada em 1967, na cidade de Santos, São Paulo, por um grupo de médicos que estava insatisfeito com a crescente mercantilização da saúde e buscava um modelo que resgatasse a ética e o papel social da medicina, garantindo a prática liberal da profissão e a qualidade do atendimento. A Cooperativa recebeu o nome de UNIMED, que significa “União de Médicos”.

O conceito proposto pela primeira UNIMED reproduzia os princípios clássicos do cooperativismo. No discurso, o exercício da medicina liberal estava associado a uma qualidade melhor da assistência prestada. O negócio deu certo e se multiplicou rapidamente. Em 1969, surgiram mais de 30 Unimed’s apenas no estado de São Paulo. No início da década de 70, novas cooperativas médicas foram fundadas em diversas cidades do Brasil, além das primeiras federações: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Para atuar de forma institucional, visando desenvolver oportunidades de negócios, planos e ações que correspondam às demandas das cooperativas do Sistema, foi fundada, em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas – UNIMED DO BRASIL, que congrega atualmente 360 singulares, abrangendo 83% do território nacional (4.641 municípios) e reunindo 113 mil médicos cooperados. Com mais de 19 milhões de clientes, registrou, em 2012, 32,2% de participação no mercado nacional de planos de saúde, segundo dados extraídos da Pesquisa Datafolha 2012.

UNIMED NATAL

A UNIMED NATAL foi fundada em 15 de outubro de 1977 por 29 médicos que acreditavam no sistema cooperativista. Seu objetivo era incrementar o mercado de trabalho para o profissional de medicina na capital do Rio Grande do Norte.

Em seus 38 anos de atuação, a UNIMED NATAL zela pelos princípios cooperativistas, valorizando e dignificando o trabalho médico, com competência, postura empreendedora, zelo pela imagem da empresa, interesse pela sociedade, seriedade e idoneidade.