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Hospital da Unimed
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Hospital da Unimed é o único a obter Acreditação no RN

O Hospital da Unimed Natal é a primeira unidade do Rio Grande do Norte a obter a Acreditação Hospitalar, o mais importante selo de certificação de qualidade para serviços de saúde, fornecido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição credenciada pela ONA - Organização Nacional de Acreditação. Atualmente, o HU possui nível 2 de acreditação, enquadrando-se com o mérito de "Acredito Pleno".

Tal certificação analisa cuidadosamente o processo da assistência e a garantia da qualidade dos serviços por meio da interação entre todas as áreas do hospital. De acordo com o IQG o Hospital Unimed é o único do estado do Rio Grande do Norte que possui esta certificação.

A conquista do certificado pelo hospital é resultado de um processo constante de crescimento e empenho na humanização do tratamento dispensado aos pacientes. Para isso, foram necessários investimentos na estrutura física, atendimento e processos de qualificação.

Diferenciais Implantados

  • Instalação da Agência Transfusional do Hemovida
  • Criação da Comissão de Hemoterapia
  • Obrigatoriedade de pulseiras de identificação para pacientes internados
  • Adaptação de pias impedindo manipulação manual após lavagem das mãos
  • Conexão sem fio à internet em todas as dependências
  • Implantação do sistema de código de barras na farmácia
  • Formação de comissões oficiais
  • Formação da Brigada de Incêndio
  • Controle do acesso de bens e pessoas às dependências do Hospital

Sobre Acreditação Hospitalar

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, de caráter externo, o qual confere ao comprador de serviços e aos clientes a confiança de estabelecer negócio com uma instituição de saúde, que apresenta concordância com padrões determinados de segurança e qualidade no atendimento ao paciente.

A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

Existem três níveis de certificações: Nível 1 (Acreditado) para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais; Nível 2 (Acreditado Pleno) para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades; e Nível 3 (Acreditado com Excelência) atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.