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Hospital da Unimed
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Pronto Atendimento

Com equipamentos de última geração para diagnóstico e tratamento e uma equipe médica altamente qualificada, o Hospital Unimed está capacitado a oferecer um atendimento de alto padrão, abrangendo as especialidades clínica médica, cardiologia e ortopedia e, quando solicitada outra especialidade, um médico de plantão em sobreaviso é acionado. O Pronto Atendimento deve ser utilizado apenas nos casos de urgência e emergência.

Diferença entre urgência e emergência

Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito.

Urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais.

Protocolo Manchester

Pensando em otimizar os processos de atendimento, de forma a criar métodos mais eficientes e ágeis, criou-se o Protocolo de Manchester: um processo de classificação de pacientes, através do uso de cores, implantado com uso de pulseiras de identificação para pacientes, que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos mais rápidos, evitando, assim, o caos no atendimento.

O Protocolo de Manchester classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, conforme a tabela abaixo.

Protocolo de Manchester

Protocolo de Manchester: Pulseiras coloridas sinalizam nível de gravidade de cada caso.

O Hospital Unimed Natal se destaca por ser o único a possuir estrutura da área vermelha com acesso externo, fazendo com que o paciente com grande instabilidade clínica seja atendido de forma facilitada, estratégia fundamental para agilizar o primeiro atendimento do paciente em situações de emergência.

Unidades de Internação

Clínica cirúrgica, dispões de 18 apartamentos e 8 enfermarias totalizando 34 leitos cirúrgicos e a unidade clínica médica com 18 apartamento e sete enfermarias totalizando 32 leitos. Temos uma média mensal de 105 internações clínicas e 340 cirúrgicas.

Unidade de Terapia Intensiva Adulto

Dispomos de duas UTIs, sendo uma de 10 leitos com passagem interna para o centro cirúrgico destinada preferencialmente para pacientes em pós-operatório de cirurgias complexas e pacientes cardiopatas e outra UTI de nove leitos.

Serviço de Nutrição e Dietética

A presença do nutricionista clínico e a atuação da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) previnem a complicação e, consequentemente, o prolongamento da internação através da triagem nutricional da totalidade das admissões, avaliação dos pacientes com risco e internados na UTI, evolução dos prontuários, além da orientação alta. Eventos adversos são acompanhados diariamente a fim de analisar a causa raiz da intercorrência.

Farmácia Clínica

A Farmácia Clínica se inseriu no contexto do Hospital Unimed através da certificação da Acreditação. O farmacêutico deixou de ser um gestor de estoque e passou a atuar na clínica, através da análise de prescrição médica de todos os pacientes críticos internados.

O farmacêutico clínico analisa possíveis problemas relacionados a medicamentos (PRM), como: interações medicamentosas, problemas com diluição e tempo de infusão, apresentação e posologia, controle do uso de antimicrobianos, ajuste de doses para pacientes hepatopatas e renais, aprazamento dos medicamentos, duplicidade de doses, uso de medicamentos de alta vigilância, farmacovigilância através dos medicamentos gatilhos e protocolos institucionais, destacando a Reconciliação medicamentosa.

O trabalho de Farmácia clínica do HU é reconhecido pelos serviços de Farmácia Hospitalar da nossa cidade e pelo Conselho Regional de Farmácia do RN como referência.

Engenharia Clínica

O serviço da Engenharia Clínica é fornecido pela Empresa Brasileira de Engenharia Médica (EBEM), que atua com uma equipe fixa de engenheiro e técnicos especializados alocados dentro do hospital, aplicando e desenvolvendo conceitos de engenharia e gestão às tecnologias em saúde.

Essa equipe é responsável pela Gestão, Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Calibração do parque de Equipamentos Médico-Hospitalares da instituição, proporcionando assim uma grande redução de custos e principalmente um melhor atendimento ao paciente.

Protocolos Institucionais

Entre as muitas vantagens está o incremento significativo na segurança e qualidade da assistência, uma vez que atenua a variabilidade da conduta clínica, fato que seguramente aumenta os riscos da assistência, colocando assim, paciente, médicos e instituição em confronto direto com o perigo.

O uso dos protocolos confere clareza e transmite confiança aos compradores de serviços de saúde, visto que ressalta a preocupação com o custo-efetividade dos procedimentos. Também torna mais fácil e objetivo o fluxo de informações, solicitações, elaboração e auditoria de contas. Protocolos gerenciados pelo Hospital Unimed Natal:

  • Identificação Segura do Paciente;
  • Prevenção de Queda;
  • Sepse Grave/Choque Séptico;
  • Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica;
  • Prevenção de Tromboembolismo Venoso;
  • Reconciliação Medicamentosa;
  • Antibioticoprofilaxia cirúrgica;
  • Infecção de Cateter Venoso Central;
  • Infecção de Trato Urinário;
  • Cirurgia Segura;
  • Úlcera por Pressão;
  • Código Amarelo;
  • Transporte Intra hospitalar.