Institucional
Notícias
Tamanho da letra - +
Página Inicial | Notícias | Notícias

27/03/2017, as 13h51

Atendendo crianças com Síndrome de Down há 13 anos, a colaboradora da Unimed Fisio, a fisioterapeuta Cintia de Lira Leão, foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Natal (CMN) que celebrou, no último dia 24 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. A homenagem à profissional foi uma proposição do vereador Paulinho Freire (SD).

Comemorado oficialmente em 21 de março, a data foi lembrada em sessão especial proposta pela vereadora Niná Souza (PEN), que homenageou, através do diploma de reconhecimento pelo trabalho social desenvolvido, personalidades que se destacam em promover a conscientização à Síndrome de Down.

Acompanhando de perto histórias de superação e inspiração, Cintia ressalta a importância da inclusão social desses jovens. “Atendo essas pessoas com o máximo de respeito e sem enxergar suas limitações. Desejo que a população em geral possa rever os seus conceitos e que cada vez mais possamos inclui-los”, destaca.

Para a fisioterapeuta, “a comemoração dessa data possibilita que as autoridades públicas discutam os direitos das pessoas com Síndrome de Down e os deveres daqueles que não são portadoras para que tornemos o mundo um lugar mais inclusivo”, ressalta a colaboradora que também atua na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Dia Internacional da Síndrome de Down

A data é celebrada em 21 de março. A síndrome é uma alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas portadoras, aparece com três (trissomia). A ideia de instituir uma data alusiva ao Down surgiu na Down Syndrome Internacional, por meio do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

 

notícias anteriores