Para você

Manual do usuário

Tamanho da letra - +
Página Inicial | Para você | Manual do usuário

Ao adquirir o Plano de Saúde Unimed Natal é comum surgirem dúvidas quanto a sua utilização. Preparamos esse manual para orientar e esclarecer suas dúvidas.

Para que você tenha mais conforto, tranquilidade e segurança quando precisar de atendimento, é importante:

1- Portar sua carteirinha do plano de saúde e carteira de identidade
2- Sempre que possível, marcar a consulta com antecedência

LEMBRE-SE

Marcou uma consulta, mas não poderá comparecer no dia e horário agendados? Imprevistos acontecem, só não esqueça de desmarcar com antecedência, para que o profissional possa atender outro cliente que precisa de atenção. Se o atendimento está marcado em consultório, entre em contato com a secretária do seu médico.

IMPORTANTE

Seu cartão magnético Unimed Natal é um documento pessoal, intransferível e indispensável em qualquer tipo de atendimento. Mantenha-o protegido, pois o calor excessivo e o contato com produtos químicos podem danificá-lo. Em caso de perda ou de extravio informe imediatamente a Unimed Natal e solicite a segunda via do seu cartão.

Não empreste ou ceda seu cartão a terceiros. Além de ser crime sujeito a penalidades legais, você estará onerando custos que incidirão sobre as mensalidades do seu Plano.

CUIDADOS COM O SEU CARTÃO

Ao receber seu cartão, confira todos os seus dados pessoais. Em caso de erro, entre em contato com a Central de Atendimento Unimed Natal por meio do número 0800 084 2323.

Evite

  • O uso de clips no cartão
  • Expor o cartão a raios solares
  • Deixar o cartão em contato com areia ou umidade
  • Envergar o cartão
  • Deixar o cartão em contato com aparelhos elétricos ou campos magnéticos

Se seu plano for empresarial, em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, comunique imediatamente a sua empresa. Se possuir plano particular, favor dirija-se diretamente a Central de Atendimento Unimed Natal para solicitar a 2ª via do seu cartão.

EVITE DESPERDÍCIOS

Ajude a construir uma sólida relação médico-paciente evitando consultar vários médicos da mesma especialidade. Isso só lhe trará benefícios clínicos.

Os valores das mensalidades dependem fundamentalmente do equilíbrio entre receita e custo. Assim, a utilização dos serviços médicos de maneira ponderada e racional garante a renovação anual do contrato.

Otimização de exames

Se você se consultou com diversos especialistas e fez exames, compartilhe os resultados com todos os médicos. Assim, você utiliza seu plano de forma consciente e escapa de alguns procedimentos que podem trazer desconforto.

Confira algumas dicas

  • Ao fazer uma consulta, valoriza o exame clínico. Não solicite exames ao médico, ele sabe quando é necessário realizá-los
  • O retorno ao consultório para mostrar exames é de 30 (trinta) dias. Dessa forma, você é atendido sem computar nova consulta
  • Durante algum tempo, para um melhor acompanhamento na utilização, guarde os comprovantes de consultas e exames realizados e os resultados dos exames
  • Só procure o pronto-socorro quando realmente houver necessidade
  • Preste muita atenção ao assinar as guias de serviço médico, laboratorial ou hospitalar. Ao assiná-las, você estará afirmando que o serviço foi realizado. Assim, verifique sempre se o que consta na guia corresponde ao que foi realizado e não assine nada em branco. Solicite ao médico e/ou à atendente para preencher o formulário
  • Observe se o pedido de exame está corretamente preenchido, com o nome do usuário, empresa, código do cartão e carimbo.

PARA REALIZAR EXAMES

Faça os exames imediatamente após a consulta e retorne ao médico com os resultados antes que sejam completados os 30 dias de retorno. Verifique o grau de especialidade do exame requisitado (simples ou especializado) e se ele necessita de autorização prévia da Unimed Natal

  • Os exames simples não necessitam de autorização prévia, desde que solicitados via on-line por médico cooperado e em formulário próprio
  • Os exames especializados, demais procedimentos e internações necessitam de prévia autorização
  • Para autorizar internações hospitalares procure a Central de Atendimento Unimed Natal, localizada na Rua Apodi, 228. Cidade Alta.
  • No caso de autorizações para procedimentos cirúrgicos leve consigo todos os exames pré-operatórios.

DIREITOS E DEVERES DO USUÁRIO

Conheça todos os seus direitos e deveres como contratante. Informe-se com a Unimed Natal sobre as coberturas do seu contrato. Desta maneira você utilizará corretamente o plano de saúde e não terá transtornos.

A Lei nº 9.656/98 estabelece cobertura diferenciada para os contratos firmados após janeiro de 1999. Procure informar-se sobre essas alterações contratuais, o que ocorrerá com a adaptação do seu plano de saúde, de acordo com as disposições legais.

Sempre que ocorrer dúvidas quanto ao seu plano de saúde, procure informações na sua empresa (plano empresarial) ou diretamente na Unimed Natal, por meio do número 0800 084 2323.

Se preferir, envie mensagem para centralatend@unimednatal.com.br. Nosso objetivo é oferecer sempre o melhor atendimento e vê-lo satisfeito.