Baixe o nosso aplicativo
Unimed Natal

Arraiá mais saudável? É possível!

18/06/2019 - 17h

  Gente saudável
Arraiá mais saudável? É possível!
Guloseimas típicas não podem faltar nas tradicionais festas juninas, mas há maneiras aproveitar muitas dessas delícias de forma mais saudável.

O que passa pela sua cabeça quando você pensa em festa junina? Quadrilha, fogueira, casamento caipira e... comidas típicas! As guloseimas sempre presentes nos arraiás são parte fundamental dessa festa, e fica difícil resistir ao tanto de opções saborosas. Tão difícil que, às vezes, acabamos exagerando na comilança. Mas é possível buscar um equilíbrio para aproveitar muitas dessas delícias, sem deixar de preservar a sua saúde.
 
Os alimentos típicos das festas juninas são, em geral, a base de milho, amendoim, coco, batata doce e mandioca. O problema é quando esses preparos levam outros ingredientes que podem elevar seu valor calórico, com muito açúcar ou sódio, por exemplo. Por isso é importante ter atenção e consumir com moderação. Em contrapartida, muitas outras iguarias são naturais e também muito nutritivas, permitindo substituir ou adaptar receitas para tornar a festança mais saudável.
 
Alternativas mais saudáveis para saborear no arraiá
Além de terem tudo a ver com festa junina, esses alimentos estão entre as opções mais nutritivas. Ainda assim, vale reforçar a importância de consumir sem exageros:
  • Milho verde cozido
  • Pinhão
  • Curau
  • Pipoca de panela
  • Canjica caseira
  • Amendoim
  • Cuscuz
  • Batata doce
  • Abóbora
 
Dicas para preparar e consumir as receitas
A lista de comidas típicas das festas juninas vai muito além dos alimentos citados, então se atente a essas dicas e saboreie essas delícias com consciência:
  • Modere o uso do sal
  • Reduza o açúcar e tente substituir o refinado pelo mascavo ou demerara
  • Priorize o uso de ingredientes in natura ou minimamente processados
  • Saboreie os pratos sem pressa, e assim poderá se sentir mais saciado ingerindo menos comida
  • Preste atenção nas condições de armazenamento, preparo e manipulação dos alimentos
  • Aproveite a festa para colocar o seu corpo em movimento: dance, pule, brinque!
Fonte: Unimed do Brasil

Voltar

Dúvidas? Tire-as aqui! Canais exclusivos para você tirar aquela dúvida sobre a UNIMED.