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Unimed Natal

Dicas de alimentação para o verão

17/01/2020 - 12h

  Gente saudável
Dicas de alimentação para o verão
Com as temperaturas altas do verão, a tendência é que o nosso corpo prefira alimentos mais leves e refrescantes ao longo do dia. Segundo especialistas, o organismo só tem a ganhar com hábitos alimentares mais saudáveis. Além de aumentar o aporte de fibras nas refeições principais, frutas, legumes e verduras têm baixo valor calórico e são fontes riquíssimas de vitaminas, minerais e antioxidantes. Juntos, esses nutrientes têm efeito anti-idade, previnem doenças, ajudam no bom funcionamento do organismo e até auxiliam no emagrecimento.
 
Combinado a essa mudança de hábitos nas refeições da família, deve-se ainda priorizar o consumo de grãos integrais, como arroz, feijão, grão-de-bico, soja, lentilha, ervilha, aveia, milho e trigo; gorduras boas no prato, como azeite, óleos, castanhas e nozes, abacate; e a proteína, que pode vir de ovos, carnes, peixes e frangos, sempre em opções magras. Alimentos nutritivos e refrescantes ajudam a enfrentar os dias de calor e garantem mais disposição.
 
Alimentação simples e saudável
Confira alguns exemplos práticos de como seguir e adaptar essas mudanças alimentares no dia a dia:
 
- Estabeleça uma rotina para se alimentar de maneira fracionada. Ou seja, faça pequenos lanches com frutas, iogurtes ou um sanduíche entre as refeições principais para não chegar com muita fome na refeição seguinte
 
- Coma em menores quantidades ou evite alimentos ricos em gorduras e sódio, como carnes gordas, queijos amarelos, salgadinhos, biscoitos recheados, sorvetes cremosos, sanduíches com maionese ou molhos gordurosos
 
- Diminua o consumo de açúcar. Acostume-se com o sabor dos alimentos in natura
 
- Substitua o sorvete de massa e os demais doces por picolé de frutas
 
- Consuma sal com moderação para evitar retenção de líquidos e hipertensão
 
- Dê preferência a frutas que contêm bastante água, como melão, melancia, abacaxi, pera, pêssego, laranja, uva e coco verde. Além do alto teor de líquidos, elas têm a capacidade de repor eletrólitos (principalmente sódio e potássio) do organismo
 
- Não espere o corpo pedir água. Quando isso acontece, ele já está desidratado. Aumente o consumo da bebida nos dias mais quentes
 
De olho nas preparações
- Aumente o consumo de saladas cruas, pois elas são excelentes fontes de vitaminas e fibras. Evite temperá-las com maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, por causa do alto valor calórico e da quantidade de gordura que apresentam. Substitua-os por limão, azeite de oliva extravirgem e ervas, como manjericão, hortelã e alecrim
 
- Na hora de preparar as carnes, prefira os cortes magros. Refogá-los com molhos à base de tomates, grelhados ou assados com temperos e ervas é uma boa opção
 
- Lembre-se de tirar a pele antes do preparo do frango, pois ela tem muita gordura. Prepare-o refogado, desfiado, assado ou grelhado. Evite as versões fritas e empanadas, que acumulam mais gordura
 
- Deixe seu macarrão à bolonhesa mais nutritivo: acrescente ao molho cenoura e beterraba raladas. Além de garantir uma coloração natural à massa, despista o paladar de quem não gosta de legumes
 
- Troque o peixe frito pela versão assada. Forre a assadeira com papel manteiga e acrescente o peixe marinado com ervas. Acrescente um fio de azeite, cubra com papel alumínio e leve para assar. Saboroso e livre da gordura da fritura

Texto: Unimed do Brasil
 

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