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Unimed Natal

Sistema imunológico

15/05/2018 - 14h

  Gente saudável
Sistema imunológico

Conheça as funções do sistema imunológico e como você pode ajudar a proteger o seu organismo de doenças e infecções

O sistema imunológico é uma barreira formada por células, tecidos e órgãos que protegem o organismo de influências nocivas. Ele é, portanto, essencial para a nossa sobrevivência. Enquanto o sistema funciona normalmente, nem o notamos. Mas quando o desempenho do sistema imunológico está comprometido, o corpo logo dá sinal de que algo está errado. É nesse momento, por exemplo, que o organismo pode manifestar alguma doença.

Veja quais são as funções do SISTEMA IMUNOLÓGICO:

  • Neutralizar bactérias, vírus, parasitas ou fungos que entram no
  • corpo e removê-los
  • Reconhecer e neutralizar substâncias nocivas do meio ambiente
  • Combater as próprias células do corpo que mudaram devido a alguma doença,
  • como as células cancerígenas

Estar saudável é o primeiro passo para manter o sistema imunológico forte. Todo o organismo, incluindo o sistema imunológico, funciona melhor quando está protegido de agressões ambientais e quando ganha o reforço de ações que promovam a qualidade de vida. Para isso é importante:

• Não fumar

• Ter uma dieta rica em frutas e legumes

• Exercitar-se regularmente

• Manter o peso saudável

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

• Ter boas noites de sono

• Manter a higiene adequada (por exemplo, lavar bem as mãos)

• Minimizar o estresse

Dentre alguns outros, cinco micronutrientes desempenham papéis importantes na manutenção da função imunológica: vitamina B6, vitamina C, vitamina E, magnésio e zinco. Para isso, é necessário consumir alimentos variados. Veja abaixo algumas sugestões.

Vitamina B6
Frango, cereais, bananas e batatas com casca.

Vitamina C
Tomate, frutas cítricas, pimentão, brócolis e kiwi.

Vitamina E
Sementes de girassol, amêndoas, manteiga de amendoim e óleo de cártamo e de girassol.

Magnésio
Trigo integral, legumes, nozes, sementes, soja, grão de bico, banana e abacate.

Zinco
Ostras, cogumelos, carne bovina, caranguejo, peru, oleaginosas e sementes de abóbora.

 

Fonte: Unimed do Brasil


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